Ateliê - Aprender a Conhecer



Objetivos e conteúdos

Os princípios do conhecimento pertinente. Aprender sobre o sujeito e o espaço que ele ocupa é essencial. Entender cada ser humano como uma unidade Corpo, Cérebro, Mente e Espírito, atuando em comunidade, é uma urgência.


Trilha de Vivências

O Ateliê - Aprender a Conhecer está organizado em seis vivências. 

📌 Vivência 1 - atividade síncrona - Equipe Schneider Electric

📌 Vivência 2 - atividade síncrona - Equipe CORE 

📌 Vivência 3 - atividade síncrona - Equipe Schneider Electric

📌 Vivência 4 - atividade síncrona - Equipe CORE

📌 Vivência 5 - atividade assíncrona - Equipe ClimateScience

📌 Vivência 6 - atividade assíncrona - Equipe CORE




Carga Horária: 

20 horas de formação 


📌 Vivência 1 - Título da Vivência (4 horas)

Atividade Síncrona

Data: 02 abril de 2022, das 8h às 12h

Link para o encontro: https://www.youtube.com/watch?v=_w0WLnrFDpI 

Responsável: Equipe Schneider Electric





📌 Vivência 2 - Título da Vivência (4 horas)

Atividade Síncrona

Data: 14 de maio de 2022, das 8h às 12h



Link para o encontro: https://www.youtube.com/watch?v=7ZywtHcA3Kg

Responsável: Equipe Comunidade Reinventando a Educação - CORE








De quem é seu tempo?

Documentário: Ilha das Flores

Ilha das Flores: Documentário sobre a complexidade da sustentabilidade, sobre o impacto do humano no meio-ambiente. Sobre a diferença entre humanos e os demais animais. Sobre a palavra Liberdade, vale a pena destacar um trecho do texto da Cecília Meireles: Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda.








📌 Vivência 3 - Título da Vivência (4 horas)

Atividade Síncrona

Data: 04 junho de 2022, das 8h às 12h

Link para o encontro: [em breve]

Responsável: Equipe Schneider Electric



📌 Vivência 4 - Título da Vivência (4 horas)

Atividade Síncrona

Data: 02 de julho de 2022, das 8h às 12h

Presença: Prof. Fernando Leão (Historiador e Assessor Pedagógico do Instituto Caminho do Meio) e Profa. Irene Reis dos Santos (CORE)

Responsável: Equipe Comunidade Reinventando a Educação - CORE

Link para o encontro: [em breve]









📌 Vivência 5 - Meio ambiente e consciência planetária (4 horas)

Atividades Assíncronas
Responsável: Equipe ClimateScience

  • Atividade - Ações individuais

Nesse curso é abordado como nossas ações pessoais podem contribuir para a resolução das mudanças climáticas e como essas ações fazem diferença no dia a dia. Além disso, é explorado as maneiras pelas quais um indivíduo pode reduzir sua pegada de carbono. Acesse aqui o Curso completo: https://climatescience.org/pt/advanced-sustainable-diet/

  • Atividade 2 - Adaptação

Nesse curso é abordado a importância de adaptarmos diversas áreas da nossa vida, às mudanças climáticas, de uma forma que permita continuar satisfazendo nossas necessidades básicas (comida, água, saúde, moradia) enquanto nos ajustamos às alterações do clima. Acesse aqui o Curso completo: https://climatescience.org/pt/advanced-what-is-adaptation/

  • Atividade 3 - Um mundo justo?

Esse curso mostra diversas desigualdades que temos no nosso mundo e como as mudanças climáticas intensificam essas desigualdades. Acesse aqui o Curso completo: https://climatescience.org/pt/advanced-sustainable-development-goals/

  • Atividade – Causas

Esse curso dá uma base sobre as causas das mudanças climáticas em diversas áreas e setores. Acesse aqui o Curso completo: https://climatescience.org/pt/advanced-greenhouse-effect




📌 Vivência 6 - Caixa de Ferramentas: colocando a mão na massa

Atividade Assíncrona: exercícios

Orientação: leia os Cards (abaixo) das "Dicas de VIDHA", escolha um ou mais e mãos à obra.

Filme: "Esta não é a sua vida"

Atividade: Como é a vida daquelas pessoas que não viraram atrizes famosas, pilotos da NASA, não tem nenhum glamour e vivem no anonimato? Podemos definir pessoas comuns como aquelas que estão longe dos holofotes midiáticos, são aquelas cuja História de Vida não é pública, ainda que elas façam parte das estatísticas.
Quando contamos nossa história temos a oportunidade de refletir sobre nossas ações e até de traçar novos rumos. 
Você já se dedicou a escutar a História de Vida de gente comum? 
Que tal entrevistar alguém da família e documentar, em forma de texto ou audiovisual sua História de Vida? E se você for o seu próprio entrevistado e contar e registrar sua história de vida?
Não sei quem você é! Mas, conte sua história e reflita sobre ela para, quem sabe, traçar novos caminhos.
Quais foram as suas aprendizagens, conquistas, os seus arrependimentos e fracassos? Tudo isso forma esta obra de arte que é a sua vida.





























Comentários